A Serra da Canastra sem dúvidas é um lugar de imensa beleza e um dos meus destinos favoritos. Frequento esta região desde que me entendo por gente! Como fotógrafo, fui convidado no ano de 2001 a participar de uma expedição, cujo objetivo era percorrer o rio São Francisco em toda sua extensão, coletando informações sobre o riquíssimo acervo de bens culturais, históricos e naturais ao longo da calha do rio. Durante a viagem tive a oportunidade de mergulhar no universo chamado Velho Chico, o que me deixou fascinado com tamanha riqueza cultural e belezas naturais. Foi neste percurso que ouvi pela primeira vez sobre a nascente geográfica do rio, localizada na cidade de Medeiros-MG, ao invés do território no Parque Nacional da Serra da Canastra, como popularmente é conhecido. Fiquei intrigado com a revelação e a partir daí colecionei notícias, viagens, fotos e informações, até que decidi trazer minha própria contribuição para esta história por meio das imagens publicadas em meu primeiro livro, Samburá: à sombra de rio.
Fernando Piancastelli
Fernando Piancastelli é fotógrafo desde 2002, tendo atuado em diversas publicações no segmento de turismo, como o Guia 4 Rodas e as revistas Viagem e Turismo, Estrada Real, Nez Adventure, Família Aventura, entre outras. Sua formação em Turismo, com pós-graduação em Meio Ambiente somados à experiência profissional no mercado de ecoturismo, proporcionaram a prática da fotografia de natureza aliada à conservação ambiental. Atualmente vive em Lagoa Santa, onde também trabalha com fotografia de estúdio.
Luiz Guilherme Ribeiro é jornalista, especialista em gestão ambiental e, desde 2007, atua em projetos que unem a comunicação social e o meio ambiente. Natural das sub-bacias do Ribeirão Arrudas e do rio das Velhas, pertencentes ao território do rio São Francisco, é pai da Manuela, de seis anos, e apaixonado pelo Velho Chico, da nascente — histórica e geográfica — à foz.